quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Nosso tempo



Mateus 21: 33-46, Marcos 12: 1-12 e Lucas 20: 9-48.

Estava chegando o clímax da missão de Jesus em terra. Desde sua caminhada para ser batizado por João Batista até o momento de sua última entrada em Jerusalém. Ele esteve em mira de um alvo, sua crucificação.

No cap. 21 de Mateus,

Estava se aproximando a hora, a última semana do ministério. Ele entrou em Jerusalém, purificou o templo, voltou para Betânia e amaldiçoou a figueira, depois voltou para Jerusalém para não mais sair.

Estava se aproximando o fim. Jesus começou a atacar diretamente as autoridades judaicas de maneira contundente; era um ataque direto, nesta parábola que estamos comentando, e principalmente no capítulo 23 de Mateus.

Na parábola ele compara Israel a uma vinha, bem edificada com tudo que era preciso para um ensinamento perfeito.

O proprietário, que era Deus, entregou esta vinha que era Israel, seu povo para bem cuidar dela. Diz a parábola que eles não só se apoderaram da vinha, como maltrataram os enviados do Senhor da vinha os profetas e mataram outros; e por fim o filho do dono da vinha veio e eles o mataram para ficar com a vinha. Este filho era Jesus.

Jesus termina a parábola dizendo, que o dono da vinha mataria os arrendadores e daria esta a outros melhores que eles. Falando claramente que o Reino de Deus lhes seriam tirado e dado a uma nação melhor que eles.

Os principais doutores da lei e fariseus, entenderam que Jesus referia-se a eles e procuraram prende-lo para o matarem, mais ainda não era chegado a hora.

Nesta parábola esteve se cumprindo a mensagem profética de João 1: 11 e segs. Que diz:

Veio para o que era seu e o seus não o receberam; mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos Filhos de Deus; Os que creram em seu nome.

Estava selada a sorte dos judeus. Deus através de Cristo estava dando a última oportunidade, eles não quiseram. Então a cidade ficou deserta. Era chegado o tempo dos gentios.

Nosso Tempo!

Por isso amado, a porta está aberta para nós, Jesus é a porta.
Ele quer ti dar uma vida maravilhosa e eterna.

- Pr. Valdomiro Duarte


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos lendo seu comentário, aguarde um pouquinho...