quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Não é fácil perdoar, mas é necessário.

O grande escritor C. S. Lewis disse uma vez que é mais fácil falar de perdão do que perdoar. Isso é a pura verdade!

Falar de perdão é fácil, difícil é perdoa quem nos machuca.
Quantas vezes as pessoas ao seu redor lhe machucam, aborrecem e você muitas vezes se revolta e já assina uma punição contra aquela pessoa. E muitas vezes aquela pessoa lhe pede desculpa, mas ainda fica aquele climinha chato.

O perdão, porém, não é uma opção, mas uma necessidade. Guardar mágoa é autofagia, é autodestruição, e a mesma coisa que você se ferir mortalmente pensando que está ferindo seu desafeto.

Eu já tive muitas experiências com essa atitude, de perdoar, ou não perdoar, mas porém temos que perdoar sem deixar nenhum tipo de mágoa com a pessoa que nos aborreceu, o mais chato nesse momento também, são as pessoas que ficam no seu ouvido lhe atormentando com comentários "deixa de ser besta po, ele(a) pinta e borda contigo e tu perdoa ele", mas levando pro lado Espiritual, nós temos um melhor amigo, e todos os dias de uma forma nós aborrecemos ele, e ele nos perdoa e nos ama todos os dias, por que você não pode fazer o mesmo?

Quem não perdoa não tem paz. Há famílias atormentadas pela falta de perdão vivendo na masmorra da mágoa. Quem não perdoa não pode orar, ofertar e nem muito menos ser perdoado.

Isso é o maior fato, Quando você não perdoa e não tira aquela mágoa do seu coração, sempre vai haver algo lhe atormentando, que você não vai conseguir nem olhar para o rosto da pessoa, fazendo com que você evite o máximo ficar em sua presença.

O perdão é condição vital para termos saúde física, emocional e espiritual. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente, a alforria do coração. O perdão cura, liberta e restaura. Constrói pontes onde a mágoa cavou abismos. Não há vida, casamento nem família saudável sem o exercício do perdão.

José do Egito foi vítima do ódio consumado de seus irmãos. Sofreu por anos as consequências desse ódio. Mas Deus o restaurou e o honrou. José escolheu perdoa seus irmãos em vez de vingar-se deles. Deus duas provas dessa atitude. Chamou seu filho primogênito de Manassés, cujo significado é "Deus me fez esquecer". José também deu a melhor terra do Egito a seus irmãos que o maltrataram.

Como eu vinha dizendo, o perdão não existe se você não tirar aquela mágoa do seu coração, Muitas vezes nós dizemos que perdoamos, mas nem se quer, quer olhar para aquela pessoa, muito menos sua amizade de volta, José do Egito fez exatamente o contrário, ele chamou os irmãos para perto dele, Ele poderia muito bem dizer que perdoou, dá-lhes os suprimentos e mandar eles voltarem para casa, mas não ele provou que ele perdoou e tirou toda a mágoa fazendo seus irmãos que o maltratou e sua família regozijarem daquilo que Deus deu para Ele.

É muito difícil para nós mesmos tomar essa atitude, mas reflita numa coisa, nós aborrecemos a Deus todos os dias, imagina se ele nos perdoasse e não quisesse mais a nossa amizade? Nós pedimos tanto perdão a Deus e queremos tanto que ele nos perdoa, e por que não perdoamos o próximo?

O perdão é um ato de misericórdia. É expressão da graça de Deus em nós e por nós.

Suportai-vos uns aos outros; perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós. (Cl 3.13)


- Bruno Tyler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos lendo seu comentário, aguarde um pouquinho...