quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Dor, Sofrimento, um propósito.



Hoje eu queria falar sobre algo que não gostamos, e talvez por não gostarmos é algo que muitas vezes nos afasta de Deus, mas também é algo que nos aproxima Dele, conforme a fé de cada pessoa.
Segundo as pesquisas  realizada nos Estados Unidos, uma das principais perguntas sobre a existência de Deus é por conta dela.
A DOR, O SOFRIMENTO.

Muitos perguntam isso, geralmente as pessoas ateias, que não creem na existência do Deus criador, se existe um Deus citado como sempre bom, como amor, como pode haver tanta dor no mundo? Por que tantas pessoas sofrem? Por que há tanta miséria no mundo? Por que Deus criou a dor? Por que há sofrimento? Por que ele não fez um mundo só de amor e de bem estar ao invés disso? Ele não é o Deus todo poderoso que tudo pode... então ele poderia fazer isso, por que não fez?

Ai que tá meus amigos, se você ler em Gênesis, foi exatamente isso que Ele criou, tudo era bom e agradável, mas por rebeldia do homem, foi conhecido a dor e o sofrimento.

Mas primeiramente explicando, Deus ele declarou o seu amor por nós exatamente assim, Ele nos criou com livre arbítrio, nos fez livre, ele queria um relacionamento conosco livre, não queria nos prender, “Se ele quisesse nos prender, Ele criaria marionetes” não seres humanos, então Ele nos deu a escolha, de amar ou não a Ele, mesmo eles nos amando, e isso é AMAR, é deixar a pessoa livre, mesmo você amando demais essa pessoa, temos que deixar ela com liberdade de escolhas, essa foi uma forma de Deus nos mostrar o seu amor desde o início.

Bem, voltando agora ao assunto, A dor, creio que ela foi consequência das escolhas do homem em si, pela desobediência e também por se fazer ausente da presença de Deus, Mas eu não vejo ela como algo que não seja importante em nossas vidas, talvez por ela existir, aprendemos muitas coisas com ela, como classificaríamos o bem estar, se não existisse a dor?

Vejamos uma doença chamada LEPRA, ela é responsável pela a ausência da dor, nos faz perder todos os sentidos do corpo, nos ferimos e não sentimos, então consequentemente vamos continuar magoando aquela ferida e ela vai piorando. Um exemplo:

Um menino com lepra, jogando bola em um campo cheio de cacos de vidros, ele não vai sentir a dor em seu pé, daí vai continuar jogando, jogando, até que não consiga mais andar por sangramento ou outro sintoma, ele não vai dá o valor para o seu corpo.
E qual era a forma que Jesus curava a lepra na sua passagem aqui na Bíblia?
Ele simplesmente devolvia a pessoa o direito de sentir dor. A dor nos ensina a valorizar nossa vida, nosso bem estar, Ela reveste nossa estrutura mental e espiritual.

Se você prestar atenção, Nascemos no meio de um sofrimento (mamães de plantão que o diga), vivemos com sofrimentos e quando morremos ou morremos sofrendo ou deixamos sofrimento em alguém, é inevitável, e incrível como tudo ao seu redor move-se em meio a sofrimento, a casa que você mora, alguém sofreu para construi-la, a roupa que você usa, alguém sofreu para fazê-la, a sua feijoada, ou carne de boi, ou galinha que você come no almoço, houve sofrimento, e o mais incrível de todas as coisas, para que você estivesse lendo esse post, estivesse vivo, respirando, alguém pagou um preço, para que você hoje estivesse vivo, esse alguém foi JESUS. Alguém sentiu dor, para que a palavra de Deus chegasse até nós, houve dor, os apóstolos de Jesus viveram na dor, no sofrimento, para poder proclamar as boas novas, e nos fazer conhecer esse Deus maravilhoso.

Pois é amigos, Deus não nos prometeu uma vida sem dor e sem sofrimento, ele mesmo afirma em  “João 16:33b No mundo tereis aflições, mas tendes bom ânimo, eu venci o mundo.”

Nós falamos de uma pessoa irmãos, que primeiramente tomou nossas dores, carregou cada uma delas nas suas costas, suportou tudo.

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Isaías 53:4

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.

Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. Isaías 53:7-8

E através da dor, do sofrimento, foi que Jesus nos libertou, nos purificou, nos deixou livres do pecado, que possamos entender, que a dor não é algo ruim, é algo nobre, o sofrimento não é algo ruim, é algo glorioso, e que possamos saber que temos vitória em Jesus Cristo no meio de cada dor que nós passamos, e que não haveria vida, se não houvesse dor.
Nós devemos sim tratar ela como escola em nossas vidas, pois foi isso que Jesus nos falou:

E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Marcos 8:34
E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Mateus 10:38


Amém irmãos, que possamos aprender que cada dor que sentimentos, cada sofrimento, é uma escola de aprendizado, e devemos carregar elas para podermos chegar na plenitude da glória de Deus e dizer Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2 Timóteo 4:7




Que a paz do Senhor, esteja com cada um de nós, mesmo nas nossas dores, em nome de Jesus, Amém.



Bruno Tyler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos lendo seu comentário, aguarde um pouquinho...